FAQ
Como nasceu a ideia?
Verão. Noite quente. Bairro alto. Entre 2 copos de vinho nasceram algumas perguntas: de que forma as qualidades espaciais influenciam o trabalho? Não são os bastidores onde tudo acontece uma verdadeira inspiração? E se os déssemos a conhecer? A isto, juntámos a curiosidade e tantas outras perguntas. A ideia surgiu: criar um espaço de partilha com o registo dos vários espaços de trabalho e o testemunho dos vários intervenientes que aceitaram conversar sobre a sua própria lida e o espaço onde esta decorre.
Quando é que começaram?
O primeiro brainstorm “oficial” aconteceu no inicio de Janeiro. Dois meses depois lançámos a página do Facebook, colocando apenas imagens de algumas personalidades nos seus ateliers, escritórios, estúdios – a nossa inspiração inicial. Enquanto isso, preparávamos a publicação das primeiras conversas. A primeira entrevista foi publicada a 6 de maio de 2013, com a simpática visita à Oficina de Gezo Marques.
Porquê LIDA?
LIDA é sinónimo de trabalho, azáfama e é ainda o feminino singular do particípio passado do verbo LER. LIDA porque resume, de certa forma, o objetivo deste projeto.
Como é que escolhem as pessoas para as entrevistas?
O nosso foco inicial não é o espaço. São as pessoas. Pessoas que nos inspiram, cujo trabalho admiramos ou nos surpreende. Pessoas das mais diversas disciplinas, para que ao longo de tempo, os contrastes entre os diferentes bastidores se tornem uma experiência tão rica quanto possível.
Qual é o timing das publicações de novas entrevistas?
Para já, tentamos publicar 1 nova entrevista por mês. Para estarem sempre a par das novidades poderão subscrever, em breve, a nossa newsletter.
Quanto trabalho envolve uma única entrevista?
Imenso, mas é tão bom!
Primeiro, enchemo-nos de lata, e torcendo por um “SIM”, contactamos as pessoas com quem estamos interessados em conversar. Quando o feedback é positivo, agendamos a conversa. Levamos o nosso olhar curioso, algumas perguntas, as máquinas fotográficas… café, ginjinha ou chá, dependendo da hora do dia! As conversas duram em média uma hora, e são gravadas em formato áudio. São depois transcritas, editadas e revistas por nós. Nunca são publicadas sem antes serem enviadas aos nossos “entrevistados”. No entretanto, elegemos as melhores fotografias, lemos e relemos a conversa até a sabermos de cor! Gostamos de cruzar os nossos diferentes olhares e por isso, cada um de nós escreve uma breve introdução que mais tarde, moldamos numa só. No dia da publicação online trocamos o nervoso miudinho pelo gosto da partilha e… torcemos por sorrisos espontâneos desse lado do ecrã!
Porque é que as conversas publicadas são tão extensas?
Num meio tão frenético, de ritmo incessante, actualizações constantes e informação 24h, orgulhamo-nos de ter um espaço “slow down”, de pausa, de frases que fiquem na memória e palavras que apetecem guardar. As nossas conversas são deliciosos momentos de partilha, onde as pessoas que visitamos contam muitas e irresistíveis histórias que também queremos partilhar convosco. Ouvimos tanta coisa boa que muitas vezes é impossível fazer “CORTA”!
Sem tempo por agora? Nós entendemos. Espreita antes os slideshows que preparámos para uma visita rápida! E volta, sempre.
Algum conteúdo editorial no projeto LIDA é pago?
A LIDA é uma aventura que tem a partilha como premissa central e, apesar do esforço que envolve, cada minuto vale a pena. Agradecemos desde já as vossas partilhas, os “likes” e comentários, pois é uma forma de passar a mensagem e confiar à LIDA um caminho mais longo.
Para parcerias e apoios comerciais, falem connosco.
Onde mais posso encontrar o projeto LIDA?
Estamos onde tu estás: Facebook, Instagram (#projetolida), Pinterest, Grooveshark & Vimeo. Partilha o “mundo” LIDA com o teu mundo.
É impressão minha ou o site está diferente?
Está mesmo! Após um momentâneo ataque de pânico, com a anunciada extinção do JUX – a nossa plataforma de arranque – resolvemos adotar um novo look e fomos pedir ajuda a quem percebe. Um obrigado GIGANTE à MAD Creations!
NOTA LEGAL | As opiniões expressas nas entrevistas publicadas neste site correspondem à visão dos nossos entrevistados e não refletem necessariamente as opiniões da ‘LIDA’, do Ricardo e da Rita ou dos nossos parceiros. Todas as imagens e obras aqui publicadas são usadas com a permissão dos entrevistados ou seus representantes.